Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Presidente da Câmara inaugurou rede de transportes urbanos

Presidente da Câmara inaugurou rede de transportes urbanos

O Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, inaugurou esta segunda-feira, dia 17 de setembro, o serviço experimental de transportes urbanos Barcelos Bus, numa cerimónia que contou com a presença de Pierre Jaffard, CEO da Transdev em Portugal, empresa concessionária do serviço.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, “esta rede urbana de transportes é uma mais-valia para os barcelenses e vem colmatar uma lacuna de muitos anos, conferindo uma melhor qualidade de vida aos munícipes”. Além disso, acrescentou que “este executivo decidiu avançar neste momento com um serviço experimental que irá ser consolidado ao longo do próximo ano, fazendo os respetivos ajustes”.

Miguel Costa Gomes fez ainda um apelo aos cidadãos da área urbana para utilizarem no seu dia-a-dia o Barcelos Bus, pois “ao usá-lo, para além de ser mais económico, estamos a contribuir para um ambiente e uma cidade melhores”.

Pierre Jaffard, CEO da Transdev em Portugal, salientou que “a rede Barcelos Bus insere-se na gama SIM - Soluções Integradas de Mobilidade, que a Transdev tem vindo a implementar em dezenas de concelhos localizados, sobretudo, no norte do país. Ao desenvolvermos este serviço, e em conjunto com a autarquia, tivemos como objetivo apresentar uma solução à medida das necessidades de mobilidade da população de Barcelos".

 

Transporte gratuito até final de setembro

 

No final dos discursos, foi feita uma viagem inaugural das duas linhas que a partir desta terça-feira, dia 18 de setembro, já estarão em funcionamento, tendo o período em que a população pode experimentar o serviço de transportes urbanos gratuitamente sido prolongado até ao final deste mês de setembro.

Os dois itinerários – linha amarela e linha vermelha – adequam-se às reais necessidades da população, servindo os principais aglomerados populacionais e estabelecendo ligação com os principais equipamentos da cidade.

A área de influência abrange a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa, Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro) e as freguesias de Arcozelo, Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia.

A linha amarela, com cerca de 10 quilómetros, ligará Vila Frescainha de S. Pedro a Arcozelo, passando pelo acesso pedonal do IPCA e pela Estação da CP.

A linha vermelha, com cerca de 13 quilómetros, liga o Estádio Cidade de Barcelos à freguesia de Rio Covo Santa Eugénia e à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, passando, ainda, pelas principais escolas.

É garantida uma oferta cadenciada ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, com início às 6h40 e término às 19h30, bem como ao sábado de manhã, das 6h40 às 13h30.

Os bilhetes simples custam um euro e o passe mensal 20 euros, sendo que há desconto de 50% nos passes para pessoas com mobilidade reduzida, estudantes, reformados, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e menores de 13 anos. As crianças até aos quatro anos não pagam.

Percursos e Horários

classificado em: