Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”

Exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”

O Posto de Turismo e a Torre Medieval recebem a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”, que mostra a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, e a preponderância da temática do presépio no imaginário religioso local.

A exposição é composta por trabalhos de mais de quatro dezenas de artesãos barcelenses, com predominância para os trabalhos em barro e pode ser visitada de 30 de novembro a 6 de janeiro de 2019.

O presépio é uma das peças mais simbólicas do figurado de Barcelos. É, também, uma das mais procuradas, não só pela sua variedade e tipologia de representações, mas como testemunho de uma realidade sócio-cultural muito influenciada pelos valores cristãos, de que o Natal é expressão.

O figurado barcelense começou a ganhar dimensão a partir da década de 60 do século XX. Artesãos como Rosa Ramalho, Rosa Côta, Mistério, Ana Baraça entre outros, notabilizaram esta produção no contexto da arte popular, abrindo-lhe novos caminhos. O figurado deixou, então, de ser uma arte só de bonecos sortidos e apitos, para ganhar um novo lugar, retratando a vida quotidiana – o trabalho, a vida familiar, a religião, as lendas e as tradições.

O presépio e as figuras que o compõem são dos principais trabalhos dos barristas e surge no contexto de expressão de vivências quotidianas arreigadas, simbolizando a harmonia universal e a perfeição humana, na esteira da tradição franciscana da representação do nascimento de Jesus.

classificado em: