Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Barcelos acende a iluminação de Natal com o Pop Galo

Barcelos acende a iluminação de Natal com o Pop Galo

É já no próximo dia 7 de dezembro, às 18h, que as luzes de Natal se acendem em Barcelos em simultâneo com o Pop Galo, da conceituada artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos. Este galo, com cerca de dez metros de altura, já percorreu cidades como Lisboa, Pequim, Bilbau e agora assenta em Barcelos. É construído em fibra de vidro e ferro e revestido por 17 mil azulejos produzidos e pintados à mão na fábrica Viúva Lamego, e 15 mil lâmpadas LED, que irá embelezar a Avenida da Liberdade ao longo dos próximos meses.

Barcelos celebra o Natal de 30 de novembro a 6 de janeiro com um vasto conjunto de atividades destinadas a todas as idades, com comboio de Natal, aldeia de Natal, neve artificial, globos, entre outros.

Pronta para mais uma grande animação, a cidade vibra com o fervilhar de gente que faz as suas compras de Natal e que aproveita para conhecer o seu centro histórico e os seus monumentos, os símbolos da cidade e do concelho que, através do artesanato, fizeram de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.

Hoje abre ao público a exposição “O Presépio, Uma Tradição, Várias Interpretações”, no Posto de Turismo e Torre Medieval, que mostra a riqueza do artesanato local, não só na produção de figurado de barro, mas também nos trabalhos em madeira e ferro, e que conta com a participação de quarenta e seis artesãos locais.  E o Museu de Olaria recebe a exposição “O Milagre vindo do céu” de Clara de Sousa Vicente.

Este fim de semana tem lugar o concurso Barcelos Doce. Durante a manhã de sábado, no Posto de Turismo, doze pastelarias e padarias do concelho, que participam neste concurso, mostram a doçaria típica da época de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados de acordo com as tradições gastronómicas da região.

O Teatro Gil Vicente, nesta quadra, apresenta espetáculos dedicados ao Natal, iniciando já este domingo com o Concerto de Natal pela Orquestra Filarmónica de Braga, às 17h. Depois, no dia 14, às 21h30, é a vez do Instituto Autodidata apresentar o “Auto de Natal”, e a encerrar o ano tem lugar o Concerto Pós Natal, por Diogo Carlos e convidados especiais, no dia 28 de dezembro, às 22h.

Os concertos não ficam por aqui. Nos dias 8, 15, 21, 22 e 23 de dezembro, as igrejas da cidade  acolhem concertos de Natal pelo Grupo de Câmara da Banda de Oliveira (Igreja do Terço, dia 8, às 21h), Conservatório de Música de Barcelos (Igreja Matriz, dia 15, às 21h), Orfeão de Barcelos e Coro de Câmara (Templo do Bom Jesus da Cruz, dia 21, às 21h), Academia de Música de Viatodos (Igreja da Misericórdia, dia 22, às 17h) e Coral Magistrói (Igreja Matriz, dia 23, às 17h).

O grupo Trovas e Cantigas apresenta também uma série de concertos de ‘Oferendas ao Menino Jesus’ a realizar-se nos dias 22 e 23 de dezembro, às 15h, no Largo Dr. Martins Lima. E nos dias 20 e 21 ao longo da tarde decorrem vários concertos pelas ruas da cidade e em diferentes espaços municipais, passando pela Biblioteca Municipal, Museu de Olaria e Torre Medieval.

Para os mais novos, nos edifícios municipais, decorrerão várias atividades dedicadas à época festiva, nomeadamente exposições, peças de teatro, workshops infantis de modelagem de barro e concertos. Podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude.

No dia 24 de dezembro, a partir das 15h, o Campo 5 de Outubro recebe o “Portanheiro”, um convívio onde se partilha vinho do Porto com os amigos, e onde os barcelenses se podem reunir e confraternizar antes da ceia de Natal. Esta é uma iniciativa de um grupo de cidadãos barcelenses à qual o Município de Barcelos se associou e este ano acresce a novidade de haver atuação de DJ´s convidados.

Os barcelenses podem ainda desfrutar da festa de passagem de ano com muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal.

classificado em: