Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Aviso à população _ Alerta Laranja devido ao calor

Aviso à população _ Alerta Laranja devido ao calor

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um agravamento gradual do perigo de incêndios florestais, motivado pelo aumento significativo das temperaturas. O concelho de Barcelos, no Distrito de Braga, faz parte dos territórios que apresentam maior risco, pelo que, entre os dias 2 e 5 de agosto, está decretado o Estado de Alerta Laranja, podendo ainda ser decretado um nível superior.

Justifica-se manter os alertas às populações, tentando com isso minimizar o risco de incêndio que a acontecer e conforme a sua dimensão pode causar prejuízos incalculáveis.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS
O risco descrito exige um cuidado redobrado por parte de todos, nomeadamente através da adequação dos comportamentos ao uso e fruição do espaço rural, de modo a que se evitem ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis.
Reiteramos que é PROIBIDO fazer uso do fogo junto a espaços florestais, sendo imperioso que todos adequem os seus comportamentos face ao risco existente nestas áreas ao longo dos próximos dias.

Assim, recordamos que:

  • É proibido fazer queimas e queimadas.
  • É proibido o uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados.
  • É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
  • É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes.
  • É proibido fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
  • É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

 

Só a observação rigorosa destes princípios pode garantir a efetiva proteção e defesa da nossa floresta contra incêndios. Alerte de imediato os Bombeiros e os Serviços Municipais caso detetem algum sinal que possa indiciar a existência de um incêndio.

classificado em: