Você está aqui: Entrada Notícias Proteção Civil

Proteção Civil

Barcelos vai ter nova equipa de sapadores florestais

2018-04-26

Barcelos vai ter uma nova equipa de sapadores florestais, após ter sido aprovada a candidatura apresentada pela Associação Florestal do Cávado ao concurso lançado pelo despacho n.º 730-B/2018.

Câmara organiza sessões nas freguesias para esclarecer limpeza das matas e florestas

2018-02-23

A Câmara Municipal de Barcelos vai realizar um conjunto de sessões de esclarecimento nas freguesias do concelho sobre a gestão de faixas de combustível, no âmbito das ações de sensibilização da população para a necessidade de proceder à limpeza de vegetação e florestas junto às edificações, dentro dos prazos estipulados por lei.

Colóquio “Cuidar da Floresta em Barcelos” encheu Auditório Municipal

2018-02-16

A Cooperativa Agrícola de Barcelos em parceria com o Município realizou no dia 14 de fevereiro, no Auditório da Câmara Municipal, um colóquio intitulado “Cuidar da Floresta em Barcelos”.

AVISO À POPULAÇÃO

2017-10-26

Continuam a registar-se condições meteorológicas excecionais pelo que se justifica manter os alertas às populações, tentando com isso minimizar o risco de incêndio que a acontecer e conforme a sua dimensão pode causar prejuízos incalculáveis.

Período crítico contra incêndios prolongado até 23 de novembro

2017-10-16

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos informa todos os munícipes que o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios, se prolonga até 23 de novembro, devido à previsão da continuação de condições meteorológicas excecionais.

"Aviso vermelho" do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao mau tempo

2017-02-01

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou “aviso vermelho” (o máximo) para sete distritos do continente durante a tarde de amanhã, quinta-feira.

Período crítico contra incêndios prolongado até 15 de outubro

2016-09-30

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos informa todos os munícipes que o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra incêndios, se prolonga até 15 de outubro, de acordo com a Portaria nº 257/2016, de 29 de setembro, do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Floresta – MADRF.

Incêndios em Barcelos estão controlados mas com riscos de reativação

2016-08-09

A Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu hoje, nos Paços do Concelho, e decidiu, por unanimidade, dar poderes ao Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, para acionar o Plano Municipal de Emergência “a qualquer momento”, caso haja necessidade.

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprova plano de combate aos incêndios

2016-07-05

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas aprovou, no passado mês de junho, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Barcelos. A estrutura do PMDFCI assenta em três módulos: diagnóstico, plano de ação e plano de operação municipal.

Visita ao Centro Distrital de Operações de Socorro

2015-06-04

A Câmara Municipal de Barcelos, através da Proteção Civil, promoveu no passado dia 30 de maio, uma visita à sala de Operações e demais instalações do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga, para os chefes de escuteiros pertencentes ao núcleo de Barcelos.

Município promoveu simulacro de acidente de viação

2014-07-10

O Município de Barcelos promoveu no dia 9 de julho um simulacro de acidente de viação com feridos, envolvendo um veículo pesado e vários veículos ligeiros de passageiros, no âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Primeira tarde apícola de Barcelos

2014-02-27

Realiza-se sábado, dia 1 de março, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal a 1.ª Tarde Apícola, onde se abordará o tema da Vespa Velutina.

Temporal causou graves danos no concelho de Barcelos

2013-10-24

Nos dias 21 e 22 de outubro, a cidade e o concelho de Barcelos foram fustigados por forte vento e chuva intensa.

Exercício público de prevenção para o risco sísmico

2013-10-08

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai promover, em conjunto com várias entidades públicas e privadas, um exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico, intitulado A Terra Treme, que acontece no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h10.

Proteção Civil sensibiliza para os incêndios florestais

2013-07-11

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Defesa da Floresta organizou uma campanha de sensibilização e esclarecimento sobre medidas de prevenção de incêndios florestais e outros incidentes/acidentes no âmbito da proteção civil, que decorre nos meses de julho e agosto.

Proteção Civil interveio em diversas ocorrências no concelho de Barcelos

2013-01-24

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Barcelos registou e teve intervenção em diversas ocorrências, consequentes das condições meteorológicas registadas no período compreendido entre as 9h00 do dia 18 e as 18h00 do dia 21 de janeiro:

Município adquire tenda insuflável para Proteção Civil

2012-11-14

A Câmara Municipal de Barcelos adquiriu uma tenda insuflável de emergência para a Proteção Civil, no valor de 8.700,00€, acrescido de IVA, através de uma candidatura ao QREN – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos do Vale do Cávado.

Ação de sensibilização contra incêndios

2012-07-09

A Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito da Proteção Civil, voltou a realizar no mês de junho, ações de sensibilização contra a incêndios, dirigidas à população escolar. Desta vez, a equipa liderada pelo Vereador do Pelouro da Proteção Civil e Defesa da Floresta da Camara Municipal de Barcelos, acompanhado pelo Engenheiro Florestal e Comandante Operacional Municipal, deslocaram-se aos agrupamentos escolares Gonçalo Pereira e Manhente para sensibilizar as direções, professores, auviliares de educação e alunos sobre os incêndios florestais.

Câmara Municipal limpa margens do rio Cávado

2012-07-09

A Câmara Municipal de Barcelos, através da Proteção Civil e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, levou a efeito uma limpeza no talude da margem direita do rio Cávado entre o açude de Vessadas e a Ponte Medieval.