Você está aqui: Entrada Notícias Notícias Recentes

Notícias Recentes

Município de Barcelos e artesã Júlia Ramalho na corrida ao Prémio Nacional do Artesanato 2017

2017-11-16

O Município de Barcelos e a artesã barcelense Júlia Ramalho foram selecionados para a fase final do concurso “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Semana da Ciência mobiliza escolas e bibliotecas de Barcelos

2017-11-16

O Município de Barcelos e a Rede de Bibliotecas Escolares promovem, entre 20 e 25 de novembro, nas escolas, bibliotecas escolares e Biblioteca Municipal, a Semana Concelhia da Ciência, uma iniciativa que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a ciência através de dezenas de atividades destinadas aos alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário.

Exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações”

2017-11-16

São mais de duzentos os presépios de artesãos barcelenses que estarão expostos de 17 de novembro a 6 de janeiro, na Torre Medieval e no Posto de Turismo, e de 6 de dezembro a 6 de janeiro, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos que visa mostrar a riqueza do artesanato local e a preponderância desta temática religiosa no imaginário sociocultural da região. Esta exposição coletiva “Presépio - Uma Tradição, Várias Interpretações” abrange todas as artes e ofícios do concelho de Barcelos.

Barcelos comemora Dia da Floresta Autóctone com ação de reflorestação

2017-11-16

O Município de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, comemora no dia 23 de novembro, o Dia Internacional da Floresta Autóctone, com várias atividades e ações de sensibilização.

Programa “Arqueologia à Noite” prestou grande contributo na divulgação do património do concelho

2017-11-15

Chegou ao fim o programa Arqueologia à Noite, uma atividade promovida pelo Município de Barcelos e que contou ao longo dos últimos dois anos com cerca de 800 participantes.

Um Século de Energia Elétrica em Barcelos

2017-11-13

Comemoram-se, no presente ano, cem anos de energia elétrica em Barcelos. Na verdade, na noite de 13 de novembro de 1917, uma terça-feira, foi inaugurada a luz elétrica em Barcelos. Cerca de um ano mais tarde, em 27 de abril de 1918, a então vila de Barcelos ficou completamente iluminada. Nos finais de julho de 1916, chegou à Furada - Penida - o cabo elétrico para conduzir a energia para a iluminação pública e particular de Barcelos.