Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em destaque Secretária de Estado do Turismo presente na inauguração da obra POP GALO em Barcelos

Secretária de Estado do Turismo presente na inauguração da obra POP GALO em Barcelos

As luzes de Natal, em Barcelos, acenderam-se hoje num espetáculo único, caloroso e brilhante cujo protagonista foi o POP GALO, uma interpretação contemporânea pela artista Joana Vasconcelos de um dos maiores símbolos da cultura popular portuguesa, o Galo de Barcelos, e que se apresenta pela primeira vez na cidade cuja lenda lhe deu origem.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, assinalou que “é um momento muito especial para Portugal e um momento simbólico”, agradecendo à artista “por ter feito deste símbolo de Portugal, que é um país que olha para as suas tradições, para que o é autêntico, e pô-lo nas bocas do mundo pela grande capacidade de reinvenção do país”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “ é um orgulho receber esta peça, pois é de Barcelos e é partilhada por Portugal e pelo mundo”. O Presidente dirigiu uma palavra de agradecimento aos artesãos, e salientou que “se não fosse a vossa criatividade e a vossa imaginação o galo não existiria”.

Por sua vez, Joana Vasconcelos, a artista responsável, começou por referir que “É com grande orgulho e satisfação que aqui me encontro após vários anos de trabalho e de tentar chegar à terra do galo”. A artista aproveitou para agradecer aos artesãos que “mantiveram a lenda viva, pois sem eles a minha obra não existiria, e cujo trabalho ganhou reconhecimento pela UNESCO, decretando Barcelos como a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de Cidades Criativas”.

O POP GALO foi apresentado ao público pela primeira vez em novembro de 2016 na Ribeira das Naus, em Lisboa, por ocasião da primeira Web Summit realizada na capital. A obra continuou o seu périplo por Pequim, em 2017, para celebrar o Ano do Galo de Fogo no calendário chinês. Este ano, o POP GALO foi apresentado em Bilbau, no Museu Guggenheim, integrado na grande individual da artista no museu basco. Em Barcelos, a obra irá permanecer até setembro de 2019.

Ampliado à escala monumental – 10 metros de altura – POP GALO é revestido por cerca de 17 mil azulejos, desenhados no ateliê da artista e produzidos e pintados à mão na centenária fábrica Viúva Lamego. O músico Jonas Runa compôs um jogo de luz e som para as cerca de 15 mil luzes LED que preenchem as superfícies coloridas da obra, transformando-a do dia para a noite.

Barcelos celebra o Natal de 30 de novembro a 6 de janeiro com um vasto conjunto de atividades destinadas a todas as idades, com comboio de Natal, aldeia de Natal, neve artificial, globos, entre outros.

Pronta para mais uma grande animação, a cidade vibra com o fervilhar de gente que faz as suas compras de Natal e que aproveita para conhecer o seu centro histórico e os seus monumentos, os símbolos da cidade e do concelho que, através do artesanato, fizeram de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.

O Teatro Gil Vicente, nesta quadra, apresenta espetáculos dedicados ao Natal. No dia 14, às 21h30, o Instituto Autodidata apresenta o “Auto de Natal”, e no dia 28 de dezembro, às 22h, a encerrar o ano tem lugar o Concerto Pós Natal, por Diogo Carlos e convidados especiais.

Nos dias 8, 15, 21, 22 e 23 de dezembro, as igrejas da cidade acolhem concertos de Natal pelo Grupo de Câmara da Banda de Oliveira (Igreja do Terço, dia 8, às 21h), Conservatório de Música de Barcelos (Igreja Matriz, dia 15, às 21h), Orfeão de Barcelos e Coro de Câmara (Templo do Bom Jesus da Cruz, dia 21, às 21h), Academia de Música de Viatodos (Igreja da Misericórdia, dia 22, às 17h) e Coral Magistrói (Igreja Matriz, dia 23, às 17h).

O grupo Trovas e Cantigas apresenta também uma série de concertos de ‘Oferendas ao Menino Jesus’ a realizar-se nos dias 22 e 23 de dezembro, às 15h, no Largo Dr. Martins Lima. E nos dias 20 e 21 ao longo da tarde decorrem vários concertos pelas ruas da cidade e em diferentes espaços municipais, passando pela Biblioteca Municipal, Museu de Olaria e Torre Medieval.

Para os mais novos, nos edifícios municipais, decorrerão várias atividades dedicadas à época festiva, nomeadamente exposições, peças de teatro, workshops infantis de modelagem de barro e concertos. Podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude.

No dia 24 de dezembro, a partir das 15h, o Campo 5 de Outubro recebe o “Portanheiro”, um convívio onde se partilha vinho do Porto com os amigos, e onde os barcelenses se podem reunir e confraternizar antes da ceia de Natal. Esta é uma iniciativa de um grupo de cidadãos barcelenses à qual o Município de Barcelos se associou e este ano acresce a novidade de haver atuação de DJ´s convidados.

Os barcelenses podem ainda desfrutar da festa de passagem de ano com muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal.

classificado em: ,