Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Setembro Presidente da Câmara e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na abertura do WELCOME IPCA 2018

Presidente da Câmara e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na abertura do WELCOME IPCA 2018

Os novos alunos do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave – foram recebidos hoje, 17 de setembro, na primeira iniciativa do programa Welcome IPCA 2018, que decorre até ao dia 20, e que tem como objetivo a integração dos novos estudantes no ambiente académico e também dar a conhecer a cidade de Barcelos.

A cerimónia de apresentação institucional contou com as intervenções da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, da Provedora do Estudante, Irene Portela e ainda da presidente da Associação Académica do IPCA, Sara Ferreira.

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, dirigiu-se aos novos alunos dizendo que este “será  um inicio difícil mas entusiasmante. Espero que revolucionem Barcelos, no sentido positivo, e sobretudo que ajudem a construir esta instituição de ensino superior”. Fernanda Rollo frisou que o IPCA  “é uma chave basilar para a vida deste território, para a sua construção e identidade e também para construir o futuro”, referindo que os alunos “tem sorte de estar no IPCA, pois o trabalho da instituição nos últimos anos tem sido verdadeiramente impressionante”.

O Presidente da Câmara começou por dar as boas-vindas aos novos alunos do IPCA desejando que os jovens venham com a expectativa do futuro e do contributo que podem dar à comunidade local assegurando-lhes que Barcelos é uma cidade acolhedora, conhecida por “bem receber” e apelando “à boa relação entre a comunidade estudantil e a cidade, respeitando a sociedade e o espaço público”.
Miguel Costa Gomes frisou ainda a boa relação entre o Município e o IPCA reafirmando que o executivo municipal “está disponível para colaborar e continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento e melhorar  as condições dos alunos”. “Um dos novos projetos que abrange o IPCA é o circuito urbano de transportes públicos - BarcelosBus, que tem paragem no Campus do IPCA, permitindo assim aos alunos uma melhor mobilidade entre o Campus e a cidade”.

Já Maria José Fernandes,  Presidente do IPCA, afirmou que o “IPCA continua muito empenhado em continuar a ser uma instituição de ensino superior público de referência em todas as suas dimensões, contribuindo para uma sociedade mais rica no conhecimento e na ciência, uma sociedade mais justa e igualitária”. Terminou dando os “parabéns aos novos alunos e suas famílias pelo objetivo alcançado, o ingresso no ensino superior”.

O WELCOME IPCA 2018 prossegue até 20 de setembro e estão previstas atividades de índole académica, pedagógica, cultural e recreativa onde os novos estudantes serão desafiados a participar ativamente, potenciando-se momentos de partilha com os seus novos colegas e com os estudantes mais velhos, que também serão convidados a participar, sempre numa perspetiva de integração.

classificado em: ,