Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Setembro Município aposta em aplicação digital para promover património de Barcelos

Município aposta em aplicação digital para promover património de Barcelos

Com o objetivo de promover e dinamizar o património natural, cultural e artístico de Barcelos, a Câmara Municipal criou, através da aplicação digital Framie – Coleciona o Mundo, três rotas temáticas que permitem aos seus utilizadores descobrirem de forma ativa e divertida o melhor que o concelho tem para oferecer.

A Framie é uma aplicação mobile, para já disponível apenas para iOS, que visa a criação de uma rede de coleções fotográficas temáticas que as pessoas completam com os seus próprios registos.

A ‘app’ funciona da seguinte forma: o utilizador procura no portefólio da Framie uma coleção de que goste e adiciona ao seu portefólio pessoal; depois, o desafio é encontrar cada um dos itens da coleção e tirar a fotografia que corresponde à moldura; feitas todas as correspondências a coleção fica completa.

Além da componente de jogo, a Framie tem uma componente social, permitindo seguir outros utilizadores e ver as suas coleções.

As três rotas temáticas criadas para melhor conhecer o concelho são “Monumentos de Barcelos”, “Experienciar Barcelos” (que inclui a Rota da Olaria e Rota do Figurado) e “Património Natural de Barcelos”.

Os utilizadores da aplicação serão, assim, guiados pelos pontos de interesse determinados em cada rota, construindo no seu telemóvel uma coleção digital as suas próprias fotografias, podendo partilhá-las nas suas redes sociais.

A aplicação Framie – Coleciona o Mundo foi desenvolvida por estudantes da Universidade do Porto, incluindo barcelenses, tendo sido distinguida como melhor projeto na área “ICT & Services” 2017 em Portugal e disputou o prémio de melhor startup universitária do mundo em Copenhaga.

 

classificado em: