Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Município de Barcelos e Resulima lançam campanha ‘Comércio a Reciclar’

Município de Barcelos e Resulima lançam campanha ‘Comércio a Reciclar’

O Vereador do Ambiente, José Beleza, e o representante da RESULIMA, Rui Silva, apresentaram esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a campanha ‘Comércio a Reciclar’, que até ao final do mês prevê visitar 300 estabelecimentos, sensibilizando-os para a correta separação dos resíduos valorizáveis.

Segundo José Beleza “temos de melhorar o nosso índice de separação de resíduos, e isto é um exemplo do que estamos a fazer”, lembrando que a Câmara Municipal de Barcelos tem vindo, ao longo do ano, a promover ações nos vários nichos da população, quer famílias, escolas, indústrias e agora é a vez do comércio e serviços”. O vereador assinalou como grande objetivo nesta campanha de recolha seletiva de resíduos “chegar ao final do ano de 2018 com índice de separação de resíduos superior ao ano anterior”.

Já Rui Silva lançou o repto ”reciclem, guardem os recicláveis convosco e agendem, connosco, uma recolha de resíduos”, lembrando que Barcelos foi o primeiro município onde a RESULIMA ensaiou este tipo de recolha e atualmente já conta com 90 clientes. O representante da RESULIMA salientou que este serviço é premium, pois é gratuito, e todos os dias os colaboradores da empresa fazem recolha em Barcelos, basta para isso que os comerciantes e industriais agendem a recolha, e terminou dizendo que “esta campanha pretende alertar os comerciantes e industriais para a necessidade de reciclar, deixando os ecopontos disponíveis para os munícipes.”

O projeto tem o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

As ações de sensibilização visam educar, sensibilizar e promover, junto do comércio e serviços, uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos. Através do contacto direto, associado de forma concreta aos serviços de recolha seletiva, pretende-se motivar a alteração de comportamentos que permitam melhorar o desempenho ambiental do município.

 

classificado em: