Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Outubro Maria Eduarda Silva eleita Rainha das Vindimas 2018

Maria Eduarda Silva eleita Rainha das Vindimas 2018

Foram onze as candidatas barcelenses que se apresentaram a concurso, no passado sábado, na Central de Camionagem de Barcelos, e que, representando uma Junta de Freguesia, uma União ou uma Associação do concelho, desfilaram na esperança de serem a escolhida a arrecadar o título de Rainha das Vindimas de Barcelos 2018.

Maria Eduarda Silva, a representar a Junta de Freguesia de Cambeses, foi coroada Rainha das Vindimas 2018. Será ela a representante de Barcelos no Concurso Nacional Rainha das Vindimas de Portugal, evento promovido pela AMPV - Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, no qual o Município de Barcelos participa.

Por sua vez, Rute Barbosa, do Tom de Festa - Associação TAS'S , arrecadou o título de 1ª dama de Honor e Miss Fotogenia; a candidata Liliana Rodrigues, da Associação Social, Cultural e Recreativa de Alheira, foi eleita 2ª dama de honor; e Catarina Rocha, da Junta de Freguesia de Cristelo, venceu o prémio de Miss Simpatia.

As doze candidatas desfilaram com traje tradicional, roupa casual e vestido de noite.

A gala contou com vários momentos de animação por parte do Grupo Folclórico da Associação Etnográfica de Santa Maria de Gilmonde; das Cantadeiras do Grupo Cénico Lírio do Neiva; do Grupo de Dança Flash Li Dance; e da cantora Joana Fernandes.

Valorização das tradições, da história, da ruralidade e potenciar a afirmação cultural e atratividade do concelho de Barcelos são os objetivos da Rainha das Vindimas de Barcelos, um projeto promovido pelo pelouro do Turismo do Município de Barcelos.

É uma ação de arte, através da qual se promovem patrimónios, o setor do folclore e do vinho, valorizando as diferentes artes e ofícios, a ruralidade, a cultura das vinhas e do vinho. Um dos objetivos é pôr em evidência a riqueza e as características do traje de Barcelos, o mundo rural e as suas peculiaridades, transportando para a atualidade saberes e técnicas que distinguem a identidade local.

Esta gala pôs em evidência os motivos que levaram Barcelos a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular.

classificado em: