Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Julho Município de Barcelos participa em projeto europeu do Erasmus

Município de Barcelos participa em projeto europeu do Erasmus

O Município de Barcelos enquanto coordenador do projeto “ A School for Tomorrow’s : Dropout Prevention, Intervention and Retrieval Through Art Educattion”, no âmbito do Programa Erasmus, apresenta os primeiros resultados do projeto depois de dois anos de intervenção e que tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Barcelos e a Associação Intercultural Amigos da Mobilidade e, em termos internacionais, a Itália e a Polónia.

O objetivo central deste projeto passa por refletir, discutir e partilhar boas práticas educativas acerca do combate ao abandono e insucesso escolar, a partir de uma abordagem diferenciada de intervenção através da arte.
O produto final deste projeto materializa-se em dois guias. O primeiro faz um ponto de situação do abandono escolar em cada um dos países e as respetivas políticas educativas de combate a este fenómeno; o segundo, refere-se à partilha de projetos e boas práticas existentes em cada um dos países, de intervenção escolar no fenómeno do abandono e insucesso através de práticas educativas que privilegiam a expressão artística.
O resultado final tem como objetivo permitir aos alunos que caraterizados em termos escolares como alunos de insucesso, de se expressarem livremente através das artes, refletirem sobre as suas dificuldades, experimentarem o sucesso e trabalharem emoções positivas com impacto na auto-imagem e auto-estima. Estas competências podem ser transferidas para a realização escolar, esperando-se, assim, um impacto muito positivo ao nível do sucesso académico.
O projeto piloto consistiu numa abordagem estruturada, no qual os alunos foram expostos a diferentes atividades de expressão artística em espaços culturais do município ou outros, permitindo trabalhar diferentes áreas como a pintura, o desenho, a expressão dramática, a relação com o património local, a escrita criativa, entre outros. Todo esse trabalho culminou com a apresentação pública num espetáculo, denominado “Do Avesso”, que se realizou no passado dia 24 de junho.

classificado em: