Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Abril Barcelos está presenta na publicação "Agenda das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016"

Barcelos está presenta na publicação "Agenda das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016"

A Turismo Porto e Norte apresentou a Agenda Anual das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016. A publicação, que conta com a Barcelos Cidade Medieval, que se realiza de 2 a 5 de junho, no Centro Histórico, tem como objetivo divulgar, de forma concertada, estes eventos que decorrem já em grande número por toda a região Norte do País.

 

A Agenda das Feiras Medievais e Recriações Históricas 2016 convida o visitante a usufruir de cerca de 70 atividades, desde feiras, mercados, eventos que recriam a época medieval, até às recriações e cortejos históricos. Com vários temas como a época romana, os séculos dos descobrimentos, as lendas tradicionais, as colheitas ou as cerimónias de atribuição de forais centenários, estes eventos permitem conhecer melhor as tradições a Norte de Portugal.

Mais que uma feira medieval “Barcelos Cidade Medieval” é uma experiência histórica com identidade, fiel às suas raízes e que se distingue pela autenticidade, recuando no tempo, revivendo lendas e acontecimentos, que são a base cultural da sua identidade, como a Feira de Barcelos, uma das mais mediáticas e simbólicas feiras de Portugal; a Lenda do Galo de Barcelos, uma das narrativas âncora do imaginário popular português e jacobeu, imortalizada na cultura lusitana; o Feito dos Alcaides de Faria, imortalizado por Alexandre Herculano e a Passagem de Barca dos Peregrinos a Caminho de Santiago que atestam a vocação jacobeia do território.

O centro histórico transforma-se com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros onde não falta a animação com arautos, torneios medievais (Justas), torneios de tiro com arco, diversões e jogos medievais, cortejos, demonstrações de falcoaria, cavalaria, cuspidores de fogo e muita música.

Esta publicação, promovida pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal é mais uma ferramenta para auxiliar os visitantes do território na organização das suas férias, short breaks ou “escapadinhas” de fim-de-semana, movidos pela vontade de descobrir a história ancestral dos povos do Norte, das tradições rurais e dos rituais urbanos relacionados com todas as épocas e estilos, do medieval ao barroco.

As atividades culturais acontecem maioritariamente ao “ar livre” e por isso a maioria decorre nos meses de primavera e verão, entre abril e setembro, mas há eventos que decorrem em outubro e dezembro, como os tão apreciados, presépios vivos.

Pode consultar a Agenda integral nas lojas interativas na região Porto e Norte, ou no site: www.portoenorte.pt

classificado em: