Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Maio Ceia medieval marcou o arranque de Barcelos Cidade Medieval

Ceia medieval marcou o arranque de Barcelos Cidade Medieval

Cerca de 150 pessoas vestiram-se a rigor para a ceia medieval, no passado sábado, organizada pela Associação Burgo Divertido, que se realizou no Antigo Salão dos Bombeiros de Barcelinhos. Além dos trajes e da decoração alusivos à época, houve porco no espeto, muita música e dança medievais. Um excelente ponto de partida para a 3ª edição do Barcelos Cidade Medieval que se vai realizar de 2 a 5 de junho.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, marcou presença na ceia medieval, trajado a rigor, e desejou que "este ano Barcelos Cidade Medieval seja ainda melhor que o ano passado que foi um grande sucesso com milhares de pessoas a visitar a cidade".

Durante quatro dias, um percurso pelo centro histórico da cidade tornar-se-á numa verdadeira aula viva de História,  com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros onde não faltarão a animação com arautos, torneios medievais (Justas), torneios de tiro com arco, diversões e jogos medievais, cortejos, demonstrações de falcoaria, cavalaria e cuspidores de fogo.

Neste regresso ao passado não vão ser esquecidos alguns elementos fundamentais da identidade da cidade ao longo dos séculos, nomeadamente a Lenda do Galo, o feito dos Alcaides de Faria e a passagem de barca dos peregrinos a Caminho de Santiago. Esta iniciativa, que tem vindo a crescer anualmente, atrai milhares e milhares de barcelenses e turistas para o centro de Barcelos.

Uma recriação histórica que vai trazer à cidade muita cor e animação e onde poderá ver e percorrer os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores, desde o Largo da Porta Nova, passando pelo Largo Dr. José Novais, Praça de Pontevedra e Largo do Apoio, terminando no largo do Município e no Paço dos Condes (castelo). Barcelos Cidade Medieval é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Barcelos com a Associação Burgo Divertido.

classificado em: