Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Setembro João Macedo Correia recordado em Barcelos

João Macedo Correia recordado em Barcelos

A Sala da Capela do Museu de Olaria encheu-se ontem para homenagear João Macedo Correia, um dos mais emblemáticos ceramistas barcelenses. No dia do aniversário do seu nascimento, Adélio Macedo Correia, filho do ceramista, apresentou a monografia “João Macedo Correia (1908-1987), o legado de um ceramista”, onde relembrou o percurso de vida do pai.

A Vice-Presidente da Câmara, Armandina Saleiro, marcou presença no evento que contou com a presença de Jorge Castelo Branco, da Gugol Editores e Livreiros, Lda., dos filhos do artista, Adélio Macedo Correia e Fernando Macedo Correia e de muito público que se quis associar a este importante momento para a cultura de Barcelos.

A homenagem ao homem e ceramista contou ainda com uma exposição de peças originais do artista, intitulada “João Macedo Correia – o ceramista visionário”, promovida pelos seus filhos.

Armandina Saleiro referiu a “originalidade e a riqueza artística dos trabalhos apresentados”, sublinhando a “disponibilidade do Município para acolher propostas culturais desta dimensão”.

Esta é uma exposição que preserva o espólio da cerâmica de Barcelos, quer pelas peças do ceramista e também dos seus filhos, quer pela doação do baldaquino com a estátua de D. Nuno Álvares Pereira, da coleção particular de Fernando Macedo Correia.

A exposição está patente até 11 de março de 2018 na Sala da Capela do Museu de Olaria e a entrada é gratuita.

classificado em: