Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2014 Outubro Sarau sénior do Dia Internacional do Idoso juntou centenas de pessoas

Sarau sénior do Dia Internacional do Idoso juntou centenas de pessoas

Idosos de várias instituições do concelho de Barcelos participaram no dia 1 de outubro, no Centro Paroquial de Galegos Santa Maria, no Sarau Sénior, iniciativa promovida pela Associação Galo Novo (Galegos Santa Maria), Associação Perelhal Solidário, Casa do Povo de Alvito S. Pedro e Espaço Sénior da Junta de Freguesia de Carapeços, para comemorar o Dia Internacional do Idoso.

 

Esta ação inscreve-se no plano de atividades de 2014 do Grupo Temático do Terceiro Setor da Rede Social de Barcelos – vetor Idosos – tendo como objetivo sensibilizar a população para as questões do envelhecimento ativo, necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa e homenagear as pessoas idosas.

O sarau juntou perto de cinco centenas de idosos, que passaram uma tarde de convívio e de animação, com muita música e com a participação de técnicos do programa Barcelos Saudável que executou um conjunto de exercícios e coreografias adequados aos idosos.

Marcaram presença nesta iniciativa, a vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, o responsável pela CSIF, João Vieira, o arcipreste de Barcelos e pároco de Galegos Santa Maria, Pe. José Araújo, e o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

O padre José Araújo afirmou que “as pessoas idosas são mestres do saber e do fazer” e, nesse sentido, devem ser ouvidas nos seus conhecimentos e experiência de vida. Por isso, pediu aos idosos para fazerem deste dia uma “lição de juventude”, pois a compreensão e a alegria que transportam têm muito a dizer aos mais novos.

A vereadora da Ação Social disse que este sarau é um momento de partilha dos mais velhos com os mais novos e das instituições entre si e, citando o Papa Francisco, referiu que os idosos são “verdadeiros santuários do saber”. Armandina Saleiro felicitou ainda as instituições da Rede Social de Barcelos, os responsáveis e os técnicos que organizaram este evento.

Na sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos expressou o reconhecimento aos mais velhos pelo seu legado, afirmando que estes têm ainda muita alegria para viver e muito para ensinar. “Temos de fazer o Dia do Idosos todos os dias!”, disse ainda Miguel Costa Gomes, que denunciou a “sociedade excessivamente materialista que esquece muitas vezes os valores da partilha e da solidariedade”.

O Presidente agradeceu a todos quantos se envolveram nesta organização e tiveram a excelente ideia deste convívio, “uma demonstração de solidariedade” a que importa dar continuidade.