Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2014 Agosto Presidente da Câmara inaugurou reconstrução da ponte do Picoto em Macieira de Rates

Presidente da Câmara inaugurou reconstrução da ponte do Picoto em Macieira de Rates

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou a nova ponte do Picoto em Macieira de Rates, uma obra que representa um investimento camarário de 190.900,00€, acrescido de IVA, e que restabelece a circulação no Caminho Municipal 1140.

A inauguração decorreu no fim da tarde de 7 de agosto e constituiu o primeiro momento da visita à freguesia que o Presidente da Câmara realizou naquele dia.

Acompanhado pelo Presidente da Junta, José Padrão, o Presidente do Município descerrou a placa comemorativa, numa cerimónia que contou com a presença dos membros dos órgãos autárquicos da freguesia e de muitos populares que aplaudiram este ato simbólico.

Miguel Costa Gomes reconheceu os problemas causados à população pela desactivação da ponte, que ruiu em outubro de 2011 devido à força das águas que arrastaram as fundações, referindo as exigências legais que se colocam em obras desta natureza.Neste momento decorre a reconstrução do pontão do Talho, que também ruiu em outubro de 2011 em condições semelhantes à da ponte do Picoto. A obra, que implica um investimento municipal de mais de 105 mil euros, acrescido de IVA, permitirá o restabelecimento da ligação entre a Rua do Carreiro e respetivos acessos.

A empreitada de reconstrução da ponte do Picoto incluiu trabalhos de demolição, escavações, aterros, estruturas de betão armado e pré-esforçado, reposição de infra estruturas e pavimentações. Foram também reabilitados os muros a montante e a jusante da ponte, por forma a proteger os terrenos adjacentes e melhorar o curso de água. Com esta obra, que abriu no princípio de julho, fica restabelecida a ligação entre as freguesias de Macieira de Rates e Negreiros, ligando também outros aglomerados urbanos.

 

Visita à freguesia incluiu assinatura de protocolo e “Presidência Aberta”

Na visita à freguesia de Macieira de Rates, o Presidente da Câmara deslocou-se à antiga escola de Outil, desactivada há vários anos, e que vai agora acolher uma biblioteca, ludoteca, sala de exposições e internet.

Segundo o protocolo assinado pelo Presidente da Câmara e pelo Presidente da Junta, o Município cede à Freguesia, durante três anos e com renovação automática por iguais períodos, a título gratuito, as instalações da antiga escola de Outil e respectivo logradouro.

A Junta de Freguesia realiza, a expensas suas, as obras necessárias, suporta as despesas de manutenção e todos os encargos inerentes à sua normal utilização.

Após a assinatura do protocolo, o Presidente da Câmara visitou diversos locais da freguesia que necessitam de investimento, sobretudo em pontes e rede viária, tendo sido analisada com o Presidente da Junta a situação de alguns equipamentos já realizados e a realizar.

A visita terminou na sede da Junta de Freguesia, onde se realizou mais uma “Presidência Aberta”. A população pôde colocar questões sobre os mais diversos assuntos ao próprio Presidente da Câmara, tendo este respondido e esclarecido os cidadãos, numa sessão que terminou perto das 23h00.

 

 

classificado em: