Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2013 Janeiro Aulas da universidade sénior de Barcelos já arrancaram

Aulas da universidade sénior de Barcelos já arrancaram

A universidade sénior de Barcelos arrancou no dia 14 de janeiro, com 157 inscrições nas diversas disciplinas e oficinas, correspondentes a 70 alunos e 11 turmas. Ao nível das disciplinas teóricas foram formadas três turmas de Informática, duas de Inglês e uma de História e Arqueologia Local. Nas disciplinas práticas e oficinas formaram-se as seguintes turmas: Natação e Hidroginástica, Ginástica e Dança, Psicomotricidade, Oficina de Pintura e Oficina de Música e Canto.

As aulas teóricas serão ministradas na sede da Barcelos Sénior (BS) – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente, na antiga escola primária de Vila Frescainha S. Martinho.

Quanto às aulas práticas, as de Natação e Hidroginástica serão realizadas nas Piscinas Municipais, as de Ginástica e Dança no Pavilhão Municipal – por protocolo a celebrar com a Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – as aulas da Oficina de Pintura decorrerão nas instalações da Escola Secundária Alcaides de Faria e as aulas da Oficina de Música e Canto realizam-se nas instalações do Conservatário de Música de Barcelos, através de protocolos com a BS.

Por sua vez, as aulas de Psicomotricidade terão lugar na sede da Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente. Trata-se de uma disciplina que não estava prevista no início das inscrições, mas a oferta de uma docente e da inscrição de 14 utentes daquele Centro acabaram por criar esta nova disciplina, concretizando a política da BS de descentralização e de abertura às necessidades manifestadas pela população.

Quase todas as duas dezenas de disciplinas têm alunos inscritos, embora a mioria ainda não tenha constituído turma, uma vez que o regulamento apenas permite a constituição de turma com um número mínimo de 15 alunos.

O corpo docente foi formado a partir de uma bolsa de voluntários.

A receção aos alunos decorreu na quinta-feira, dia 10, numa sessão que encheu as instalações da BS e que serviu para um primeiro contacto com o projeto lançado pela Câmara Municipal de Barcelos. A direção incentivou os alunos a participarem ativamente na vida da associação e nas atividades da universidade sénior, referindo algumas questões práticas para o dia-a-dia da universidade, como a possibilidade de os alunos poderem almoçar na cantina do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), a um custo muito reduzido, graças ao protocolo que a BS estabeleceu com aquele estabelecimento de ensino superior e também parceiro no projeto.

A BS desenvolve atividades de natureza pedagógica e de ensino não formal, destinadas as pessoas com idades a partir dos 55 anos de idade, com ou sem habilitações literárias. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Associação ou através do site www.barcelossenior.pt, onde também pode ser encontrada toda a informação sobre a Barcelos Sénior.
Prevista no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde do concelho de Barcelos, no eixo Cidadania e Criatividade, a BS implementa um conjunto de atividades de valorização dos saberes, conhecimentos e experiências dos seniores, encarando proativamente a situação da reforma e o processo de envelhecimento como mais uma etapa da sua vida e não como o último patamar. Através de um plano pedagógico e cultural, procura-se aumentar a participação das pessoas em diferentes domínios da vida pública e promover a qualidade de vida e o bem-estar social.

A BS foi constituída por escritura pública, no dia 14 de junho de 2012, tendo como principais objetivos: a melhoria da qualidade de vida dos seniores; a realização de atividades sociais, culturais, de ensino, de formação, de desenvolvimento pessoal e social, de convívio e de lazer; a participação cívica e a auto-organização dos seniores; a educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e para a formação ao longo da vida.