Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Maio Galeria Municipal de Arte de Barcelos expõe pintura de Mário Vitória

Galeria Municipal de Arte de Barcelos expõe pintura de Mário Vitória

A Galeria Municipal de Arte de Barcelos tem patente até 27 de maio uma exposição de pintura de Mário Vitória, intitulada “Mar português uma conta que Deus não fez”. Entre os 60 quadros expostos estão alguns inspirados em Barcelos.

Nascido em 1983 em Coimbra, o autor, licenciado em pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto, especializou-se em artes visuais e desenho. As suas primeiras exposições individuais e coletivas remotam a 2005, mantendo mostras regulares até à atualidade.

Diz Mário Vitória: “O meu trabalho artístico conhece três títulos para três práticas distintas: “Desenhos intencionais”, “Pintando mundos possíveis” e “Naturezas assassinas” (www.mariovitoria.com). Nos dois primeiros, aquilo que os distingue são os suportes. O primeiro conhece geralmente o papel e o segundo a tela.

Estas duas primeiras práticas apresentam uma estética a partir da contingência das práticas artísticas contemporâneas do desenho e da pintura, com alusões à arte urbana dos grafite, à Pop arte e aos “mundos possíveis” das portas abertas pelo surrealismo. Mas é com o neo-realismo que se corresponde em intenção.

É nesta lógica que surge o terceiro ramo do meu trabalho denominado de “naturezas assassinas”, em contraponto às “naturezas mortas”.

classificado em: