Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Maio Caminhar entre a capela de S. Martinho de Airó e o Convento de Vilar de Frades

Caminhar entre a capela de S. Martinho de Airó e o Convento de Vilar de Frades

A terceira etapa da iniciativa “Caminhar para conhecer Barcelos”, uma atividade da Câmara Municipal de Barcelos integrada no Programa Anual de Pedestrianismo, realiza-se no dia 19 de maio, às 1400, entre a capela de S. Martinho de Airó e o Convento de Vilar de Frades, ligando as freguesias de Airó a Areis de Vilar. As inscrições devem ser feitas no Posto de Turismo.

O percurso, de dificuldade média, abarca as freguesias de Airó, Bastuço S. João, Encourados, Martim e Areias de Vilar. Percorre a vertente norte do Monte de Airó, num “anfiteatro” sobranceiro ao vale do Cávado. Neste troço, o percurso tem como factores de interesse relevante a paisagem do vale do Cávado, onde se destacam as cercanias do Mosteiro de Vilar de Frades, o Monte do Facho, o Sameiro e a orla marítima atlântica. O percurso passa ainda na capela de Santo António, em Martim, na barragem da Penide, e depois segue beira-rio, até junto do açude de Areias, numa envolvente de grande beleza paisagística. Em seguida será efectuada uma visita ao Convento e, pelas 17h30, decorrerá um apontamento musical no coro alto da Igreja de Vilar de Frades, promovido pelos Jovens Cantores de Guimarães.

 

Este percurso pedestre é um dos eventos do Dia Internacional dos Museus que a Direção Regional de Cultura do Norte realiza no Convento de Vilar de Frades nas tardes dos dias 18 e 19. Na sexta-feira, realiza-se um seminário “Turismo cultural e economia solidária: que caminhos?”, que integrará os painéis “Turismo e Cultura” e “Voluntariado e Terceiro Setor”. No final há uma prova de vinhos.

classificado em: