Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2012 Maio Barcelos no maior e mais prestigiado concurso mundial de vinhos

Barcelos no maior e mais prestigiado concurso mundial de vinhos

Barcelos está representado no Concours Mondial de Bruxelles 2012, um dos maiores e mais prestigiados concursos de vinhos do mundo, que se realiza entre 4 e 6 de maio, em Guimarães. Promovida pelo Quadrilátero Urbano do Minho, a 19.ª edição deste concurso mundial desenvolve ações nas quatro cidades (Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão), como o “Vinho Verde Wine Show”, que consiste na mostra de vinhos da região, formação para profissionais, orientada pela Academia da Revista de Vinhos e uma introdução à prova de vinhos para consumidores.

Em Barcelos, vai ser instalado no Largo da Porta Nova, entre os dias 4 e 6 de maio, das 15h00 às 17h30, um stand com mostras de vinhos e petiscos, onde será possível provar, conhecer, ouvir e aprender tudo sobre os vinhos da região que vai acolher os grandes especialistas mundiais da área, num programa que pretende atrair não só os profissionais mas também o público em geral. A formação vai decorrer no Posto de Turismo.

Os cursos de introdução à prova para consumidores vão dar uma visão abrangente dos vinhos portugueses, realçando as suas principais características bem como os factores diferenciadores, como sejam as regiões de origem, as castas, os diferentes perfis e estilos de vinhos. Desde os espumantes aos tintos, dos vinhos brancos aos generosos, pretende-se que os frequentadores destas acções possam no fim distinguir e valorizar os diferentes tipos de vinhos e saber seleccionar os mais adequados para  acompanhar as suas refeições.

Já nas sessões dirigidas aos profissionais será dada uma ênfase especial aos aspectos relacionados com o serviço de vinhos: concepção de uma carta de vinhos, condições de armazenamento e guarda, temperaturas de serviço, copos, harmonizações com comida e outras situações relevantes para os profissionais

O Concours Mondial de Bruxelles é e financiado por fundos comunitários através do ON.2, no âmbito do QREN, o Concours Mondial de Bruxelles é uma oportunidade única na divulgação além-fronteiras da indústria vínica portuguesa em particular da região do Vinho Verde.

 

Mais informações e programa completo em www.quadrilatero.eu

classificado em: