Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Setembro Câmara de Barcelos apresentou Estratégia Municipal Barcelos 2020

Câmara de Barcelos apresentou Estratégia Municipal Barcelos 2020

A Câmara Municipal de Barcelos apresentou a Estratégia Municipal Barcelos 2020.

Depois de auscultados mais de uma centena de entidades e instituições, o Município de Barcelos apresenta um plano de desenvolvimento estratégico para os próximos dez anos em resultado de uma conjugação daquilo que serão os investimentos de âmbito público e os oriundos da iniciativa privada.

A proposta de visão apresentada será agora veículo para a concretização de um conjunto de projectos de desenvolvimento sustentável para Barcelos.

«Este é um plano aberto», explicou o Presidente do Município ontem na apresentação da Estratégia Municipal Barcelos 2020. «Agora que está feito o diagnóstico do concelho, está tudo pronto para avançarmos para no caminho do desenvolvimento sustentado, com coragem e determinação», continuou o líder da Autarquia, Miguel Costa Gomes.

 

Que visão para Barcelos 2020?

 

A proposta de visão estratégica valoriza essencialmente três recursos fundamentais do concelho de Barcelos: a capacidade de empreendimento e iniciativa empresarial, a resistência face aos ajustamentos impostos pela globalização e pelo pós-crise internacional e as formas de criatividade emergentes.

Assim, a estratégia para Barcelos, como é apresentada no Plano, passará por qualificar e valorizar a cultura e atmosfera de empreendimento que diferencia o concelho, mobilizar capital de juventude e criatividade, implementar os níveis de urbanidade e sustentabilidade do modelo territorial e económico do concelho, proteger socialmente o concelho dos efeitos do ajustamento à globalização e recessão económica e capacitar o modelo de gestão e governança do desenvolvimento municipal.

A Estratégia Municipal é, assim, um passo de convergência para uma visão e um pacto para o desenvolvimento de Barcelos, tendo como horizonte temporal a próxima década mas olhando para o longo prazo.

Servirá de referência para a política municipal e para as políticas públicas aos diversos níveis, para os decisores públicos e privados, para qualquer agente que se queira envolver no desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental de Barcelos.

É ainda um instrumento para o envolvimento efectivo, plural e criativo dos agentes públicos e privados com sede local, regional e central que actuam no território.

 

Estratégia Municipal Barcelos 2020

Parte 1: Diagnóstico Estratégico
Parte 2: Estratégia
classificado em: