Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Outubro Rota dos Santuários mostra potencialidades turísticas do concelho

Rota dos Santuários mostra potencialidades turísticas do concelho

A segunda edição da Rota dos Santuários e Igrejas de Barcelos repetiu o sucesso da edição anterior, realizada na parte norte do concelho. Desta vez a sul do rio Cávado, a Rota contou com mais de meia centena de participantes – oriundos de Barcelos e de concelhos vizinhos – que seguiram com interesse o percurso que lhes foi proposto pela Câmara Municipal de Barcelos.

A visita ao património religioso e cultural decorreu durante a tarde de sábado, 22 de Outubro. A rota demonstrou mais uma vez que a riqueza patrimonial existente no concelho de Barcelos tem todas as condições para ser potenciada turisticamente, nos registos culturais e religiosos. O posicionamento de Barcelos neste produto de turismo tem vindo a fortalecer-se, muito por causa do Mosteiro de Vilar de Frades, em Areias de Vilar, e à importância crescente do turismo cultural e religioso, como os Caminhos de Santiago.

Os locais visitados no passado sábado foram o Santuário de Nossa Senhora da Saúde (Monte Fralães), a Igreja de Nossa Senhora das Brotas (Pedra Furada), o Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (Pereira) e o Santuário de Nossa Senhora das Necessidades (Barqueiros), todos eles espaços de devoção Mariana. Aliás, algumas das principais festas e peregrinações de grande tradição no concelho de Barcelos estão associados a estes espaços, facto salientado nas respectivas visitas.

Em algumas destas visitas, os participantes contaram com a presença de especialistas e zeladores dos locais visitados que contaram a história e a importância dos santuários para as comunidades locais e para a região.

Estes espaços encerram memórias profundas de um povo e são, ainda hoje, locais de forte sacralidade. São, por isso, um património único que importa guardar, pois a identidade das gentes do concelho está ali espelhada.

Tal como na primeira edição, a segunda Rota dos Santuários e Igrejas de Barcelos pretendeu valorizar o património religioso edificado e fruir da envolvência natural dos seus espaços. Ao mesmo tempo, mostrou que é possível um turismo concelhio e regional que tenha por base o acervo monumental e arquitectónico religioso; e, também, enaltecer o valor e simbólico destes santuários através da promoção das diversas expressões culturais e religiosas, como as romarias e as peregrinações.

Em duas edições este ciclo envolveu mais de uma centena de pessoas de vários concelhos e colmatou-se uma lacuna existente no produto turístico local.

O ciclo regressa em Março de 2012 com mais uma rota, desta feita a norte do concelho.

classificado em: