Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Outubro Câmara Municipal apoia estudos arqueológicos do vale do Neiva

Câmara Municipal apoia estudos arqueológicos do vale do Neiva

O Município de Barcelos e a Casa do Povo de Durrães assinaram um protocolo para o levantamento, estudo, conservação e divulgação de todo o património arqueológico, histórico e artístico das freguesias do vale do Neiva.

O património arqueológico desta área do concelho de Barcelos inclui povoados castrejos e vestígios referentes aos períodos anteriores às épocas do Megalitismo / Idade do Bronze e posteriores à Romanização e Idade Média, que o Grupo de Estudos do Vale do Neiva (GEN) tem vindo a estudar desde meados da década de setenta.

Ligado formalmente à Casa do Povo de Durrães desde finais da década de 80, o Grupo identificou, em 1977, a necrópole da Idade do Bronze da Chã de Arefe, que seria nos anos seguintes escavada e divulgada cientificamente. A actividade arqueológica foi-se desenvolvendo com o inventário de sítios, prospecções e sondagens, em colaboração com docentes da Universidade do Porto. Alguns dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos ao longo deste tempo são exemplo da perseverança e da determinação do GEN, como os castros dos Castelos, do Picoto dos Mouros ou da Carmona.

Reconhecendo o trabalho feito por este Grupo na salvaguarda e divulgação do património arqueológico do Vale do Neiva, a Câmara Municipal estabelece com a Casa do Povo de Durrães um protocolo de colaboração que tem por objectivo continuar os estudos e a divulgação deste importante património, em colaboração com as Juntas de Freguesia da envolvente.

O Município atribui um subsídio anual de 5.518,00€, destinado à comparticipação das actividades do Grupo, bem como a promoção de um estágio profissional.

classificado em: