Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Novembro Conferência em Barcelos vai fazer parte do currículo de Carlos Fiolhais

Conferência em Barcelos vai fazer parte do currículo de Carlos Fiolhais

O Auditório da Câmara Municipal encheu de alunos e professores das Escolas Secundárias de Barcelos, Alcaides de Faria e Barcelinhos, para ouvir o cientista e professor Carlos Fiolhais. A acção, realizada pela Câmara no dia 23 de Novembro, assinalou o Dia Nacional da Cultura Científica e proporcionou aos alunos daqueles estabelecimentos de ensino um contacto próximo com um dos grandes divulgadores da ciência em Portugal.

A sessão foi iniciada pela vereadora dos Pelouros de Educação e Cultura, Armandina Saleiro, que explicou os objectivos desta iniciativa.

O cientista recordou os contributos dados à ciência por Galileu, Newton, Einsten e Hubble. Afirmou que o universo tem 14 milhões de anos e continua em expansão acelerada e que as principais provas da teoria do Big Bang são o afastamento das galáxias, a radiação cósmica de fundo e a proporção dos elementos leves no universo.

Referiu-se depois ao Prémio Nobel da Física deste ano que distinguiu três cientistas e que trouxeram novidades neste comínio do conhecimento.

Com uma linguagem viva e bem disposta o cientista, que é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, conseguiu captar a atenção dos estudantes que, no final, lhe colocaram uma série de questões a que Carlos Fiolhais respondeu. Satisfeito com a sessão, o autor afirmou que a conferência em Barcelos vai fazer parte do seu currículo.

A sessão terminou com uma sessão de autógrafos, com realce para o seu último livro “Darwin aos Tiros: e Outras Histórias de Ciência”, escrito em coautoria com David Marçal, a ser muito cobiçado.

classificado em: ,