Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Janeiro Cinco décadas de pintura de Jerónimo expostas em cinco locais de Barcelos

Cinco décadas de pintura de Jerónimo expostas em cinco locais de Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos inaugurou no dia 15 de Janeiro, a maior exposição que alguma vez se fez a um artista, em Barcelos, intitulada “Até morrer de azul”, do pintor Jerónimo.

A inauguração contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Domingos Pereira, e da vereadora do Pelouro da Cultura. Armandina Saleiro enquadrou esta exposição no âmbito da nova política cultural do Município, “que pretende valorizar os artistas barcelenses”, como Jerónimo. No breve discurso de abertura da exposição, a vereadora destacou a obra do pintor e a sua relação íntima com a cidade e o concelho de Barcelos, agradecendo o empenho do comissário e o apoio de todos os
que contribuíram para esta grande mostra artística, incluindo o apoio mecenático para a publicação do catálogo. Armandina Saleiro reafirmou ainda a convicção de que esta exposição vai projectar ainda mais a obra de Jerónimo e dar a conhecer a faceta literária deste autor, que é o objectivo da tertúlia agendada para o dia 19 de Fevereiro.
Após a cerimónia de inauguração, o público foi-se deslocando para os restantes espaços da exposição. A visita às obras expostas no salão Nobre foi acompanhada por música barroca, interpretada por um quarteto de cordas do Conservatório de Música de Barcelos. O percurso da exposição incluía uma visita à Biblioteca Municipal e ao Posto de Turismo, terminado na Galeria Municipal de Arte. Aqui, o público pôde ouvir a declamação de alguns poemas de Jerónimo, pelo jornalista barcelense Alberto Serra, acompanhado pelos sons da guitarra de André Pires, aluno do 8.º grau do Conservatório de Música de Barcelos.
Em exposição estão dezenas cerca de centena e meia de quadros deste pintor, para além de outras peças artísticas e pessoais de Jerónimo, que dão uma panorâmica das cinco décadas de arte de Jerónimo.
A exposição está patente até ao dia 27 de Fevereiro.

classificado em: