Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Fevereiro Aplicação “Barcelos nos seus dedos” é boa prática na área da Modernização Administrativa

Aplicação “Barcelos nos seus dedos” é boa prática na área da Modernização Administrativa

A aplicação “Barcelos nos seus dedos”, desenvolvida pela Câmara Municipal de Barcelos, foi considerada uma das cinco (num total de 36) boas práticas na área da Modernização Administrativa, ao nível da União Europeia e do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. O Eixo Atlântico seleccionou aquela aplicação para ser apresentada num seminário a decorrer no dia 3 de Março, em Santiago de Compostela, no âmbito do projecto DLA – Digital Local Agenda. Este seminário, realizado no âmbito do Interreg IV C, conta com a presença das delegações de vários países europeus, parceiros envolvidos na DLA – Espanha, Portugal, Itália, Letónia, Estónia, Irlanda, Grécia, Hungria e Alemanha.

Um dos objectivos deste projecto é estabelecer uma parceria para desenvolver acções no âmbito DLA e replicar estas boas práticas de referência pelos restantes parceiros do Projecto, conforme ficou estabelecido na última reunião de Comité de Acompanhamento do projecto, em Kozani, em Novembro de 2010.

 

O que é a aplicação “Barcelos nos seus dedos”?

 

É uma aplicação pioneira que sistematiza, estrutura e transforma toda a geoinformação turística (e não só) existente no município de Barcelos, em informação partilhada e utilizável para qualquer utilizador da Internet e/ou turista. Desenvolvida inteiramente por dois técnicos da Autarquia de Barcelos, a este pioneiro processo de transformação e disponibilização da geoinformação, foi atribuído uma Patente de Invenção Nacional pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Modelo de Utilidade Nacional n.º 10281, publicado a 19 de Agosto de 2008).

A apresentação desta mesma geoinformação é feita de forma visualmente atractiva, acessível e de fácil utilização. Permite a consulta e a interactividade entre o utilizador web e todos os componentes da oferta turística do concelho de Barcelos.

As principais funcionalidades deste sistema são: visualização online de toda a oferta turística existente no território, tendo por base espacial o Google Earth e Google Maps  (bases espaciais universais); pesquisa interactiva de toda a informação turística; visualização 3D de itinerários e percursos; descarregamento de toda a informação disponível para posterior utilização num qualquer receptor GPS existente no mercado; navegação em GPS, a partir de um qualquer PDA com ligação ou não à Internet

Dado o cariz inovador desta aplicação, a mesma tem sido alvo do interesse de diversas instituições nacionais e estrangeiras. Ganhou o Prémio Nacional Cidades de Excelência – Categoria Inovação – e esteve presente nos principais certames nas áreas das novas tecnologias e modernização administrativa.

 

 

"Barcelos nos seus dedos" em