Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Dezembro Município de Barcelos participa em projecto europeu de implementação de boas práticas administrativas

Município de Barcelos participa em projecto europeu de implementação de boas práticas administrativas

Barcelos foi o único Município do país a ser seleccionado no âmbito do projecto Digital Local Agenda (DLA) inserido no Programa Interreg IVC, com a aplicação “Barcelos nos seus dedos” (http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos/barcelos-nos-seus-dedos).

O projecto selecciona as boas práticas administrativas já implementadas e com bons resultados, como aquela aplicação desenvolvida pela Câmara Municipal de Barcelos.

O processo de selecção foi iniciado com 30 boas práticas, tendo sido escolhidas, em Abril de ano passado, cinco, entre elas a aplicação “Barcelos nos seus dedos”.

Numa segunda fase, que decorre neste momento, consta a elaboração de um manual de boas práticas europeu, com vista à implementação da DLA em todos os países da União Europeia, bem como um conjunto de iniciativas para incentivar a replicação de boas práticas nos restantes territórios parceiros do projecto

Neste âmbito, realizou-se no dia 23 de Novembro, na cidade de Athlone, na Irlanda, uma conferência sobre o desenvolvimento e implementação da DLA nos diferentes países e, consequentemente, nas diferentes autoridades regionais e locais.

O Município de Barcelos fez-se representar pelo vereador da Modernização Administrativa, José Carlos Brito, acompanhado pelo técnico municipal Miguel Pereira, tendo sido apresentada, detalhadamente, a boa prática seleccionada, a aplicação “Barcelos nos seus dedos”. Na sua intervenção, José Carlos Brito abordou a temática da Modernização Administrativa e de como esta pode aumentar a produtividade e eficiência da administração local, a fiabilidade da mesma enquanto suporte técnico de apoio à decisão política, em suma, a forma como esta pode alterar a relação entre o munícipe e a administração local.

Das várias presenças nesta Conferência, destacam-se representantes das autoridades regionais e locais da Alemanha, Itália, Espanha, Estónia, Macedónia, Grécia e Irlanda e, ainda, do director-geral da empresa de telecomunicações Ericsson.

Mais informações da DLA em: http://www.projectdla.eu/dla/index.php