Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2011 Dezembro Banco Local de Voluntariado de Barcelos com mais voluntários e mais instituições

Banco Local de Voluntariado de Barcelos com mais voluntários e mais instituições

No dia em que se comemorou o Dia Internacional do Voluntariado, 5 de Dezembro, o Banco Local de Voluntariado (BLV) de Barcelos juntou dezenas de voluntários de varias instituições barcelenses num jantar/convívio, na Casa de Saúde S. João de Deus, onde foram reafirmados os propósitos de participação cívica dos cidadãos na coesão social.

A vereadora da Acção Social, que abriu o convívio, sublinhou o esforço do Município na reactivação do BLV e a criação, em Janeiro deste ano, do Grupo Temático do Voluntariado, “com o intuito de desenvolver respostas de proximidade mais humanizadas, justas e solidárias”.

Ao longo de 2011, o Grupo levou a cabo um conjunto de actividades como a 1ª Acção de Formação Geral para Voluntários, a tertúlia “Sinais do Voluntariado”, a exposição de fotografia “Boas Práticas”, a participação na “Volta do voluntariado” em Braga, a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado e a participação no Fórum Social 2011.

O saldo deste intenso trabalho traduziu-se num aumento de voluntários contabilizados no BLV, de 40 no início do ano, passou para 150, e de instituições (de 13 para 18).

Estes dados mostram que Barcelos “é um concelho solidário”, referiu Ana Maria Silva.

A dinâmica do aumento do voluntariado estende-se também às empresas. Os primeiros projectos já avançaram, com a assinatura de protocolos entre o Município de Barcelos, dentistas e cabeleireiros, estando prevista para breve a concretização de novos projectos no âmbito do voluntariado empresarial.

A dinamização do BLV de Barcelos insere-se, também, nas comemorações do 10.º aniversário do Ano Internacional do Voluntariado e do Ano Europeu do Voluntariado. O crescimento e a dinâmica que assumiu reforçam a sua importância no contexto do Plano de Desenvolvimento Social do concelho.