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Auditório da Câmara Municipal encheu para apurar concorrentes do distrito de Braga ao Concurso Nacional de Leitura

Vindos de várias localidades do distrito de Braga, alunos/concorrentes, familiares, amigos e professores encheram no sábado, 9 de Abril, o Auditório da Câmara Municipal de Barcelos para as provas dos concorrentes do distrito ao Concurso Nacional de Leitura.

Participaram no apuramento dos 12 finalistas desta fase, 224 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, de 58 estabelecimentos de ensino, seleccionados numa primeira a nível de escola.
Os 224 alunos começaram por fazer uma prova escrita, sendo depois apurados seis alunos de cada nível de ensino. Depois, foram submetidos a uma prova oral e escolhidos apenas três de cada grupo para representarem o distrito de Braga na final do Concurso, a realizar em Maio, em Lisboa. Filipa Manuela Fonseca Dias, da Escola Secundária D. Sancho I, de Famalicão, Sara Enes de Azevedo, da Escola Henrique Medina, de Esposende, Ana Rosa Araújo Andrade, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram as três primeiras classificadas do Ensino Secundário. Quanto aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico ficaram nos três primeiros lugares: Ângela Cristina Fernandes Barbosa, da EB2,3 Cávado, de Braga, Aurora Maria Barreto Costa, da EB2,3 Abel Varzim, e Juliana Fernandes da Silva Rodrigues, da EB2, 3 Gonçalo Nunes.
O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, acompanhado da vereadora da Educação, associou-se a este grande evento e, no seu discurso de saudação à imensa plateia, deixou palavras de incentivo aos jovens para lerem, afirmando que a cultura e a educação “são bens preciosos” na formação da cidadania. A Biblioteca Municipal de Barcelos foi seleccionada pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) para a organização desta fase distrital.
Lançado em 2007, o Concurso Nacional de Leitura foi lançado no ano de 2007 e é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a DGLB e com a Rede de Bibliotecas Escolares. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura e o gosto pelos livros, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes.

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