Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2010 Dezembro Câmara desenvolve iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza

Câmara desenvolve iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza

Sofremos as consequências de uma sociedade consumista e pouco solidária”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos durante o debate que se seguiu ao ciclo de cinema “Olhares”, no âmbito da acção “24 Horas pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, levada a cabo no passado dia 6 de Outubro pelo pelouro da Acção Social.

Perante uma plateia constituída na sua maioria por jovens, Miguel Costa Gomes apelou à compreensão dos mais novos no sentido de “aliviar a pressão consumista”, afirmando que a sociedade conta com a generosidade da juventude para a grande batalha da solidariedade, num tempo de novas carências e de alguma “pobreza escondida”.

O debate incluiu a presença de Fernanda Rodrigues (coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão), de Luísa Costa, em representação da Directora do Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social, e de Rui Sérgio, director cultural do INATEL, instituição que cooperou na produção de um dos filmes que foram exibidos no âmbito daquela acção.

Inserida no Programa Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a iniciativa “24 Horas”, teve ainda outros momentos significativos, como o “Jantar às Escuras”. Neste evento, no qual participaram técnicos e responsáveis de acção social, tentaram-se reproduzir as condições com que um invisual se confronta no seu dia-a-dia, como o simples acto de jantar à mesa.

Durante todo o dia 6 teve lugar a iniciativa “Uma Mensagem Para Mim”, com a qual se pretendeu conhecer a opinião dos cidadãos relativamente ao fenómeno da pobreza e da exclusão. Através de um blogue e de marcos deixados em algumas instituições, dezenas de pessoas puderam deixar a sua mensagem acerca da temática da pobreza e da exclusão.

Quanto a próximas iniciativas no âmbito do Pelouro da Acção Social, destacam-se na próxima sexta-feira, dia 15, dois workshops no Auditório da Casa da Juventude. O primeiro sobre Braille, às 14h30, e o segundo sobre Língua Gestual, às 17h00, ambos destinados a profissionais de educação, acção social, reabilitação e saúde.

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemora a 3 de Dezembro, o Pelouro da Acção Social leva a efeito a II Caminhada no Mesmo Pé de Igualdade, às 10h00, e às 21h30 um Concerto Solidário no Auditório S. Bento Menni da Casa de Saúde S. João de Deus.