Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2010 Dezembro Albergue de Peregrinos de Tamel S. Fins cria horta biológica

Albergue de Peregrinos de Tamel S. Fins cria horta biológica

Cerca de 60 “Caminheiros” dos Agrupamentos de Escuteiros de Galegos Santa Maria, Lama, Lijó, Vila Cova, Fragoso e Balugães integram o grupo de jovens que iniciou no passado dia 28 de Novembro os trabalhos de preparação da futura horta biológica, situada nos terrenos anexos ao Albergue dos Peregrinos, em Tamel S. Pedro Fins.

Durante todo o dia, os escuteiros limparam os terrenos, retiraram pedras e canalizaram as águas da nascente, melhorando o amplo espaço contíguo à casa da Recolecta, numa acção que vai ter ainda várias intervenções até à construção da horta.

Os escuteiros ofereceram o seu trabalho ao Albergue, como tarefa própria do grupo a que pertencem (inspirados na Ordem de Malta), segundo o projecto “Rubro Vivo”, do Núcleo de Barcelos, que tem como objectivo servir a comunidade. Neste caso, o grupo escolheu esta actividade do Albergue atendendo ao papel histórico que esta Ordem sempre teve no apoio aos peregrinos.

A preparação de uma parte considerável dos terrenos é o primeiro passo para a criação de uma horta biológica, um projecto do próprio Albergue. A criação da horta não constitui uma iniciativa isolada no âmbito de uma marca distintiva que Barcelos quer oferecer aos peregrinos, já que serão desenvolvidas outras acções de promoção e de afirmação da cultura e das tradições barcelenses.

O Albergue já registou, desde a sua abertura em 18 de Abril deste ano, 2.360 dormidas de peregrinos.

classificado em: