Você está aqui: Entrada Notícias Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

Acção Social, Qualidade de Vida e Saúde Pública

I Encontro de Equitação Terapêutica da Região Norte

2015-05-11

Realizou-se no passado sábado, 9 de maio, o I Encontro de Equitação Terapêutica da Região Norte, promovido pelo Centro Hípico Ir. Pedro Coelho, em articulação com diversos centros hípicos, instituições de Saúde e do Ensino Superior, com o objetivo de implementar um encontro anual na área da Terapia Assistida por Cavalos e também suportar e divulgar esta terapia, como método de intervenção em crianças, jovens e adultos.

Câmara Municipal de Barcelos aprova apoios a nível social, cultural e desportivo

2015-04-24

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária do executivo, realizada no dia 24 de abril, a renovação do Acordo de Colaboração entre o Município e o Centro Social de Arcozelo para a concretização do projeto Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).

Assinatura de Protocolo “Barcelos Sénior”, em Durrães

2015-04-10

A “Barcelos Sénior “ assina um protocolo de colaboração com a União de freguesias de Durrães e Tregosa e a Casa do Povo de Durrães, terça-feira, 14 de abril, às 20h, nas instalações da Casa do Povo de Durrães.

Câmara Municipal e Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado assinam protocolo de cooperação

2015-02-13

A Câmara Municipal de Barcelos assinou um protocolo de cooperação com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. O Município de Barcelos, em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Barcelos e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, promoveu ainda uma Formação Geral para Voluntários, nos dias 30 e 31 de janeiro, tendo como formadora a Conselheira e Coordenadora Técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Maria Elisa Borges.

Mediador Municipal de Barcelos ganha prémio de mediador do ano

2015-01-28

Miguel Monteiro, que exerce desde 2011 um trabalho de mediação nas comunidades ciganas de Barcelos, foi eleito “Mediador do Ano”, numa cerimónia que decorreu em Torres Vedras, e contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro e do Alto Comissário para a Migrações, Pedro Calado.

Barcelos comemora Dia Internacional do Voluntariado

2014-12-02

Barcelos vai comemorar o Dia Internacional do Voluntariado com um conjunto de atividades promovidas pela Rede Social e organizadas pelo Grupo Temático do Voluntariado nos dias 6, 11 e 17 de dezembro. No sábado, 6 de dezembro, as atividades concentram-se no Largo da Porta Nova, a partir das 10h30, com o Flashmob do Voluntariado. Trata-se de uma ação de sensibilização para a prática do voluntariado que terá a participação de várias instituições de caráter cultural, social e educacional da Rede Social de Barcelos, estimando-se a presença de várias centenas de pessoas.

Caminhada assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

2014-12-02

O Grupo Operativo da Deficiência da Rede Social de Barcelos promove amanhã, quarta feira, 3 de dezembro, pelas 10h00, a VI Caminhada “No Mesmo Pé de Igualdade”, assinalando desse modo o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos inaugurou Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António

2014-11-17

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) inaugurou no dia 15 de novembro a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Santo António, concretizando, assim, um projeto iniciado em 2008 e que vem melhorar os serviços prestados na área das doenças crónicas e incapacitantes.

Câmara Municipal de Barcelos e Universidade do Minho promovem palestras sobre envelhecimento e doenças degenerativas

2014-10-13

O Instituto de Ciências da Vida e Saúde e a Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Minho (UM), em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, estão a realizar sessões públicas sobre envelhecimento e doenças neurodegenerativas, uma iniciativa no âmbito do protocolo aprovado pelo executivo municipal em de julho deste ano, tendo em vista promoção das ciências da saúde junto dos mais jovens e a sua participação em atividades de investigação

A Barcelos Sénior “é uma aposta ganha”

2014-10-06

A Barcelos Sénior abriu o novo ano letivo com um crescimento exponencial em número de alunos, disciplinas e professores, confirmando as perspetivas de sucesso que se anteviam em 2012, ano da criação da Barcelos Sénior (BS) – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente.

Sarau sénior do Dia Internacional do Idoso juntou centenas de pessoas

2014-10-02

Idosos de várias instituições do concelho de Barcelos participaram no dia 1 de outubro, no Centro Paroquial de Galegos Santa Maria, no Sarau Sénior, iniciativa promovida pela Associação Galo Novo (Galegos Santa Maria), Associação Perelhal Solidário, Casa do Povo de Alvito S. Pedro e Espaço Sénior da Junta de Freguesia de Carapeços, para comemorar o Dia Internacional do Idoso.

Barcelos integra I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens

2014-10-02

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Esposende e Vila Nova de Famalicão organizam nos dias 2 e 3 de outubro, em Ofir, Fão, o I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, que tem como principal objetivo a articulação e a concertação de conhecimentos e práticas no domínio da promoção dos direitos e da proteção de crianças e jovens.

Programa “Haja Ânimo” está de regresso

2014-09-23

O curso prático contra o desânimo, o ruído, o medo e a solidão denominado “Haja Ânimo”, que o Pelouro da Educação e Bibliotecas levou a efeito até junho deste ano, vai prosseguir na época de outono e inverno, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

Crianças da comunidade cigana de Barqueiros com ocupação de tempos não letivos

2014-07-23

A Câmara Municipal de Barcelos, a Junta de Freguesia de Barqueiros e a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Barqueiros assinaram um protocolo de colaboração tem em vista a ocupação, em tempo não letivo, de crianças e jovens de etnia cigana, residentes naquela freguesia.

Câmara Municipal apoia utentes da APACI nas ocupação de tempos não letivos

2014-07-22

A Câmara Municipal de Barcelos, a Associação de Pais e Amigos de Crianças Inadaptadas (APACI) e a União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro) subscreveram um protocolo de colaboração com vista a definir as formas de prestação de um serviço de apoio social às famílias das crianças e jovens dos seis aos 18 anos com necessidades educativas especiais para os períodos não letivos, como forma de garantir uma melhor conciliação da vida ativa e profissional familiar com a ocupação destas crianças e jovens, contribuindo, em simultâneo, para o respetivo processo educativo e formativo.

Programa de ocupação de tempos não letivos de crianças ciganas ajuda os pais a frequentarem cursos de alfabetização

2014-06-24

A Câmara Municipal de Barcelos vai apoiar os pais da comunidade cigana de Barqueiros que frequentam o curso de alfabetização na antiga Escola de Lagoa Negra, dinamizado pelo Instituto de Emprego, com um programa de ocupação de tempos livres das crianças daquela comunidade, durante o período não letivo.

Associação Mundos de Vida agradece apoio do Município de Barcelos

2014-06-13

A Associação Mundos de Vida agradeceu ao Município de Barcelos o apoio prestado pela autarquia à maior Caminhada do Pijama do Mundo, um evento promovido por aquela associação, que decorreu em simultâneo em diversos concelhos, no passado dia 1 de junho.

Caminhada do Pijama juntou mais de 1800 pessoas em Barcelos

2014-06-02

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu a partida para a maior Caminhada do Pijama do Mundo, um evento promovido pela associação Mundos de Vida e que se realizou no domingo, 1 de junho, Dia Mundial da Criança, nas ruas da cidade.

Maior Caminhada do Pijama do Mundo em Barcelos

2014-05-28

A Maior Caminhada do Pijama do Mundo foi apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, e contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro. Uma caminhada que visa sensibilizar para a necessidade das crianças terem uma família de acolhimento.

Município de Barcelos e Centro Social da Paróquia de Arcozelo assinam protocolo para apoiar famílias com crianças e jovens em risco

2014-05-19

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e o Presidente da Direção do Centro Social da Paróquia de Arcozelo (CSPA), Padre Marco Gil, assinaram o protocolo de colaboração com vista à implementação e execução do programa Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.